Publicado em: 18/07/2018 00:00

Gestantes participaram de encontros na última semana

Com o objetivo de proporcionar a gestante o acolhimento e atenção durante e após o período de gestação, transmitindo a tranquilidade de viverem estes momentos com qualidade de vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul realizou mais dois encontros de gestantes na última semana.

No Posto de Saúde do São Francisco, o Dr. Jorge Miguel, e o técnico de enfermagem Ataíde Gabriele, com apoio das agentes de saúde da ESF 1, abordaram temas sobre os cuidados na troca de fraldas dos bebês, o banho e como agir em casos de cólicas, a higiene das mãos dos pais e ações que gerem conforto e segurança aos bebês.

No Posto de Saúde do Centro, o encontro contou com a participação da Nutricionista Cintia Eckhardt. Ela abordou temas relacionados à alimentação da mãe durante a gestação e após, no período de amamentação. Segundo Cintia, é importante que as mães tenham a consciência de consumir os alimentos sem exageros.

No mês de agosto, novos encontros de gestantes estão programados. No ESF 1, o encontro está programado para o dia 9 de agosto, que será realizado no Hospital de Caridade Sant’Ana. Na ESF 2, o próximo encontro está programado para o dia 10 de agosto, no auditório da Secretaria de Saúde.

Os Encontros de Gestantes promovidos pela Secretaria de Saúde são gratuitos para todas as gestantes do município. Este trabalho é desenvolvido pelos profissionais da saúde, que abordam diversos temas relacionados à fase gestacional e o período de amamentação. A importância do aleitamento materno, os cuidados necessários com o bebê e ainda o planejamento familiar englobam o projeto de proporcionar as gestantes a segurança e a interação social com as demais gestantes e com os profissionais da saúde.

Dr Jorge Miguel instruiu gestantes no ESF 1
Nutricionista Cintia falou dos cuidados da alimentação