Publicado em: 27/10/2022 15:05

Educação e Cultura

Univates apresenta cartilha sobre educação patrimonial de Bom Retiro do Sul

Na sexta-feira, 21 de outubro, alunos e professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, do projeto de extensão Patrimônio Vivo, apresentaram o trabalho realizado no município de identificação da arquitetura, história e patrimônio cultural.

A cartilha “Recolorindo Memórias” foi apresentada na escola Irmãs Pivatto, para alunos e professores. A cartilha traz um panorama da diversidade arquitetônica existente em Bom Retiro do Sul, com fortes traços culturais que remetem aos períodos de povoamento do local.

O material foi referência para a elaboração de um mapa e de croquis para colorir, que será trabalhado pelos alunos da rede municipal, com o objetivo de instigar o conhecimento sobre a memória do município, colorindo as edificações e paisagens representadas, promovendo a valorização, o despertar pelo interesse e a sua proteção.

A Cartilha foi organizada e presentadas pelos professores Jauri dos Santos Sá, Jamile Maria da Silva Weiznmann e pelos alunos Bruna Karolina Schuster Becker e Vitória Gabriel Krey. A Secretária de Educação e Cultura, Josi Görgen, o Coordenador Pedagógico da SMEC, André Luís Tanski Azeredo e a Historiadora do setor de Patrimônio Histórico da SMEC, Clarisse Gravina, acompanharam a apresentação do trabalho

Após a apresentação do material, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates participaram de rodas de conversa com os alunos para troca de informações sobre a identificação de patrimônios culturais regionais e nacionais.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias