Publicado em: 21/09/2022 14:36

Vigilância Sanitária e Defesa Civil alerta para a limpeza de caixas d'água

Os meses finais de cada ano e início do próximo, são épocas muito quentes, quando o rio Taquari se encontra em volumes mais baixos de vazão, devido à escassez de chuvas. Por isso, há maior probabilidade de falta de água. Pensando nesta situação, o setor de Vigilância Sanitária e a Defesa Civil de Bom Retiro do Sul emite um alerta, procurando conscientizar a população sobre o uso racional da água.

“Nos momentos de maior necessidade, o longo período de desuso ou falta de limpeza, faz com que a água da caixa esteja suja, e possivelmente contaminada. Essas contaminações podem levar a gastroenterites bacterianas e virais que levam o indivíduo a precisar de atendimento médico”, explicou Alessandro Martins, Biomédico e fiscal sanitário do município.

Diego Reis, Coordenador da defesa civil ainda pontua: “Os alertas de nível baixo do rio, são tão importantes quanto os de nível alto, pois um Taquari em nível muito baixo prejudica a captação e distribuição de água para todo o município, por isso ter uma caixa de água em bom estado de conservação é importante para manter-se abastecido de água por mais tempo.”

De um modo geral as medidas são simples: observar e reparar possíveis vazamentos de água, realizar a inspeção e limpeza da caixa de água quando necessária, e também colocar corretamente a tampa para evitar que esta seja usada por pássaros e insetos.

AI BRS