Publicado em: 17/09/2022 15:00

Assistência Social e Habitação

CRR TEAcolhe APAE de Bom Retiro do Sul realizou capacitação em TEA

O CRR em Autismo da APAE de Bom Retiro do Sul realizou no dia 6 de setembro, no Auditório do Centro Administrativo, uma capacitação em TEA (Transtorno do Espectro Autista), com o Centro Regional de Referência (CCR) do programa TEAcolhe, para representantes das áreas da saúde, educação e assistência social do município.

A capacitação em TEA teve como tema o "Autismo além do diagnóstico” e contemplou temas como: neurobiologia do autismo, leis e direitos, intervenção e estimulação, métodos científicos e comunicação alternativa.

Os temas foram abordados pela equipe do CRR da APAE: neuropediatra Fernanda Gabriel; fisioterapeuta Cassia Altmann; psicóloga Anemary Dickel; assistente social Rosilea Weber; fonoaudióloga Mariana Martinelli e a coordenadora administrava Aline Machado.

O programa TEAcolhe é do Governo do Estado do RS, faz parte da Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O programa possui 30 Centros Regionais de Referência (CRR) e 7 Centros Macrorregionais de Referência (CMR).

A APAE de Bom Retiro do Sul é Centro Regional de Referência em Autismo, abrange 10 municípios da 30 região de saúde - Vale da Luz. Cada CRR é destinado ao atendimento dos casos graves, severos e refratários da região.

A modalidade de atendimento é matricialmente, um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta de intervenção pedagógico-terapêutica.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias