Publicado em: 04/08/2022 11:20

Administração e Planejamento

Convênio beneficia alunos de Bom Retiro do Sul com aulas de alemão

Na tarde da quarta-feira, 03 de agosto, Bom Retiro do Sul firmou convênio com o Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), que ofertará gratuitamente aulas de alemão para alunos da rede municipal de ensino.

O convênio foi firmado no CEAT em Lajeado pelo vice-prefeito em exercício, Eder Eduardo Muller Ciceri; o Secretário de Administração e Planejamento, Dr. Carlos Henrique Dullius; a Secretária de Educação e Cultura, Josi Görgen; o Coordenador Pedagógico, André Luís Tanski Azeredo; o Diretor do CEAT, Rodrigo Ulrich e do Cônsul Geral da Alemanha para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Milan Simandel.

As aulas de língua alemã serão oferecidas pelo CEAT duas vezes por semana, através de convênio firmado com o governo alemão, para alunos da rede municipal de Bom Retiro do Sul e também dos municípios de Lajeado e Imigrante.

Conforme Carlos Dullius, os alunos serão selecionados por professores do programa e terão aulas de gramática, escrita e conversação. Ao final do curso o aluno participante receberá o diploma de língua alemã, que é reconhecido internacionalmente.

“O diploma de língua alemã abre portas para a entrada no mundo acadêmico e profissional. Por ter estudado alemão, tive a oportunidade em obter o doutorado em microbiologia, na cidade de Konstanz, na Alemanha. E esta oportunidade de aprendizado está agora disponível para os estudantes da nossa comunidade”, destacou Carlos Dullius.

O curso não terá custos para o aluno e para o município, uma vez que é subsidiado pelo governo alemão. “O que nos motivou a oportunizar estes cursos foi de resgatar a língua alemã em nossa comunidade, o que abrirá muitas possibilidades profissionais para os estudantes, visto que temos aqui a empresa Atlas Calçados, uma empresa alemã com sede em nosso município, sempre parceira em projetos multiculturais e profissionalizantes”, finalizou Carlos.

AI Bom Retiro do Sul – Foto: divulgação

Milan, Rodrigo, Eder, Carlos, Josi e André