Publicado em: 01/08/2022 10:45

Monitores da rede municipal escolar receberam formação educativa

Entre os dias 25 e 29 de julho, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Bom Retiro do Sul promoveu uma Formação Educativa para 127 monitores, educadores assistentes e estagiários da rede municipal de ensino. Os encontros foram presenciais e on-line.

Na Sociedade de Cantores, os monitores participaram de palestras e atividades com a Psicopedagoga Fernanda Rosa de Andrade, que abordou temas como “Comunicação” e “Onde Eu-Monitor, Eu Educador Assistente estou na Escola?”.

A formação teve também a participação da Psicóloga Institucional, Monique de Moraes Quadros e da Psicopedagoga Institucional, Kelly Martini, que se reuniram para falar sobre as fases do Desenvolvimento Humano, sob uma perspectiva Desenvolvimentista e neurológica, assim como também sobre as fases do desenvolvimento psicossexual, abordagem Psicanalítica do desenvolvimento humano, desde o berçário ao 9°ano do Ensino Fundamental.

A identificação com o vídeo “Vida Maria” provocou a reflexão sobre as características pessoais de cada monitor e as suas ações, que afetam como educador nas turmas e nos alunos.

Um dos momentos principais da formação presencial foi a capacitação sobre Primeiro Socorros, com os profissionais da Secretaria de Saúde. O tema teve ainda demonstrações dos socorristas do município, sobre como proceder nos primeiros atendimentos em situações de emergência no ambiente escolar. Foi abordado também sobre o fluxograma do NAB.

De forma on-line, os temas abordados foram “Por que escolhi ser Monitor/Educador Assistente?” e “Estou Monitor/Educador assistente, e agora?”, entre outros temas participativos. Fabiana Fetzer, psicóloga escolar, enriqueceu o encontro on-line com suas experiencias e conhecimento acerca do Transtorno do Espectro Autista.

A Secretária de Educação, Josi Görgen, juntamente com a coordenação pedagógica da SMEC, ressaltam que foi um momento histórico para essa classe de trabalhadores, educadores assistentes, monitores e estagiários. “Foi a oportunidade de valorizar nossos colegas, fortalecer seus conhecimentos e garantir a formação continuada, para entregar à comunidade bom-retirense o que há de melhor para nossos estudantes”, avaliou a secretária Josi Görgen.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: SMEC/Divulgação