Publicado em: 04/07/2022 15:38

Secretaria da Agricultura alerta para transmissão da raiva herbívora

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul estende à população de Bom Retiro do Sul o alerta estadual para a raiva dos herbívoros.

A raiva herbívora é transmitida pelo morcego hematófago Desmodus rotundus. Alguns esconderijos habituais animais são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis e casas abandonadas, entre outros.

A secretária Maria Delci Klunck orienta os produtores para que, em caso da presença dos morcegos, que seja feita a comunicação da localização dos refúgios, para que seja providenciada a captura adequada, por equipes capacitadas. Outra recomendação é que os produtores façam a vacinação do gado contra a raiva.

“É de suma importância vacinar ou revacinar o rebanho bovino, pois o custo é baixo e previne a doença. Outra orientação é não tentar capturar os morcegos, pois além de crime ambiental, o risco de transmissão da raiva é alto. Ao visualizar sinais de mordedura de morcegos no rebanho ou em outros animais, notificar a inspetoria veterinária e não enterrar os animais antes da visita in loco da mesma para colheita de amostras”, explicou o médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Henrique Schwertner.

Em caso de suspeita, a Inspetoria Veterinária municipal deve ser informada. O telefone para contato é 9 9845-8661.

AI Bom Retiro do Sul