Publicado em: 10/06/2022 14:00

Secretaria da Saúde compartilha ações de prevenção à dengue

As ações de prevenção e combate à dengue em diversos municípios do Vale do Taquari estão contando com a participação de Bom Retiro do Sul, tanto no planejamento quanto no compartilhamento de ações efetivas junto à população.

Bom Retiro do Sul registrou em 2021 um número elevado de casos. Deste cenário completamente atípico, uma força tarefa intersecretarial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, mudou o cenário, sendo que neste ano apenas 20 casos foram contabilizados até o momento.

Este trabalho preventivo e educacional despertou a atenção de gestores da região. Nos últimos dias, representantes dos municípios de Colinas e Imigrante estiveram em Bom Retiro do Sul conhecendo o trabalho que é desenvolvido.

“Municípios com problemas relacionados pela infestação pelo aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, estão nos procurando para conhecer o trabalho preventivo que estamos aplicando em Bom Retiro do Sul. Esta troca de experiências, na busca de novos aprendizados, traz resultados para toda a região, uma vez que cada município faz sua parte na prevenção, beneficiando e protegendo toda a população”, ressaltou Alessandro Martins, Fiscal da Vigilância Sanitária Municipal.

Para o secretário municipal de Saúde, Paulo Ricardo Marmitt, é fundamental, para que as ações tenham resultados positivos, a participação da população no cuidado com seus imóveis, eliminando focos de proliferação do mosquito.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: divulgação