Publicado em: 09/05/2022 12:42

Informações e esclarecimentos sobre a visitação na Barragem Eclusa

A Barragem Eclusa de Bom Retiro do Sul é um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari, mas diferentemente de como pensam algumas pessoas, a administração da Barragem não é da prefeitura municipal. O órgão que detém os direitos é o DNIT, do Governo Federal, e que possui uma empresa terceirizada, a Pampulha, para administração interna.

Na época da pandemia, a Barragem foi fechada e assim seria mantida pelo órgão responsável. Para que a reabertura fosse possível, o prefeito Edmilson Busatto intercedeu junto ao DNIT uma autorização especial para que a comunidade e os visitantes pudessem voltar a contemplar o principal ponto turístico do município.

REPRESENTANTE

As exigências ao município foram ter diariamente um funcionário da prefeitura para orientação interna, juntamente ao guarda da empresa terceirizada, e assim está sendo desde agosto de 2021.

PRECAUÇÃO E MUDANÇA

Uma das precauções foi a proibição de pessoas caminharem na parte próximo a subida e descida de embarcações. Somente é permitido circulação no piso baixo. Outro ponto alterado pelo DNIT foi a proibição de acesso a Barragem através de uma lancheria instalada em uma rua lateral. O acesso exclusivo é pela catraca de entrada principal.

HORÁRIO E ENTRADA GRATUITA

Outro acordo é ter um horário de visitação e uma única entrada de acesso a Barragem Eclusa, que é a entrada do canteiro central da RS-129 e que passa pela catraca. Não é cobrado nenhum valor de acesso, a visitação é totalmente gratuita.

Durante o verão, a Barragem abre das 14h até 19h. E a partir deste sábado, dia 14 de maio, passa a vigorar o horário outono/inverno, das 13h às 18h.

BANHEIROS

Para melhor receber os visitantes a Prefeitura instalou um Container Sanitário no gramado de entrada. A ideia inicial era a instalação na parte de dentro do pátio da barragem, porém foi proibido pela administradora da barragem.

Administração Municipal de Bom Retiro do Sul

AI/Bom Retiro do Sul