Publicado em: 07/03/2022 11:45

Assistência Social e Habitação

Participantes das oficinas do PAIF encaminham pedido de Carteira de Artesão

Participantes das Oficinas do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) realizaram na manhã do dia 03 de março, a inserção e/ou renovação da Carteira de Artesão no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bom Retiro do Sul.

Destas participantes, seis realizaram a renovação da Carteira de Artesão e três realizaram o teste de habilidades para emissão da 1ª via da Carteira de Artesão. A avaliação técnica das participantes foi feita por Rosane Inês Hauschild, profissional da agência da FGTAS/Sine de Lajeado.

"Artesão é aquele que detém o conhecimento do processo produtivo, sendo capaz de transformar a matéria-prima, criando ou produzindo obras que tenham uma dimensão cultural, exercendo atividade predominantemente manual, principalmente na fase de formação do produto, podendo contar com o auxílio de equipamentos, segundo a Lei Nº 13.516 de Valorização do Artesanato no Estado do Rio Grande do Sul", destacou a psicóloga Angelice Graff.

A Carteira de Artesão é o documento emitido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato, que identifica o profissional de artesanato devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego para fins de benefícios.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias

Avaliação técnica das participantes
Desenvolvimento dos processos manuais
Participantes das oficinas e avaliadores