Publicado em: 10/01/2022 13:18

Bom Retiro do Sul decreta situação de emergência devido à estiagem

A administração municipal de Bom Retiro do Sul, em decorrência dos efeitos agravantes que a estiagem vem causando à agricultura e ao abastecimento de água para muitas famílias, decretou situação de emergência junto à Defesa Civil Estadual.

O Decreto Municipal de situação de emergência foi emitido no dia 5 de janeiro. Nesta segunda-feira, 10, com a conclusão do parecer técnico da Defesa Civil do município, laudos da Emater e o relatório da Assistência Social, a Defesa Civil Estadual foi notificada da situação de Bom Retiro do Sul.

Pelo levantamento, a estiagem já afeta mais de 470 pessoas no município em decorrência do desabastecimento de água, principalmente em comunidades do interior. Na agricultura, os prejuízos nas culturas de soja, milho, pastagens, produção de leite e hortaliças está estimado em R$ 15 milhões, até o momento.

De posse dos relatórios, a Defesa Civil do Estado irá avaliar a situação do município de Bom Retiro Sul e emitir um parecer nos próximos dias.

Enfrentamento à estiagem

A administração municipal, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, segue monitorando e prestando apoio aos produtores e criadores. Uma das ações em andamento são a limpeza e abertura de bebedouros de água para animais nas localidades mais afetadas pela seca.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Secretaria de Agricultura