Publicado em: 14/12/2021 16:57

Cuidados com a higiene e limpeza previnem a infecção por leptospirose em pessoas e animais

A leptospirose é uma zoonoze que é transmitida entre animais e pessoas. Ela caracteriza-se como uma doença febril aguda grave, causada por uma bactéria presente na urina do rato e que pode levar a morte, tanto das pessoas como de animais domésticos e de produção.

O alerta e a prevenção que deve ser tomada pela população para evitar o contágio desta doença é feita pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul. Nas pessoas, os sintomas aparecem geralmente entre a primeira e segunda semana após o contato, mas pode ocorrer até trinta dias após.

Os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo ou nos músculos, principalmente na panturrilha. Podem surgir também náuseas, vômitos, cansaço e icterícia (pele amarelada).

Nos animais os sintomas são prostração, febre, perda de apetite, vômito e icterícia (coloração amarelada das mucosas, pele e branco do olho). Existem casos que mesmo contaminado, o pet não apresenta sintoma, mas que pode transmitir a bactéria para outros animais.

A recomendação é que aos primeiros sintomas, a pessoas busque atendimento médico imediato. Para os animais, deve-se levar a um veterinário e vacinar a contra a doença pelo menos a cada seis meses. Apesar de ser uma doença perigosa, a doença é uma doença fácil de ser evitada, adotando alguns cuidados básicos de higiene.

Recomendações para evitar a doença:

- não deixe acumular lixo em casa;

- embrulhar o lixo em sacos fechados e longe do chão;

- conservar a cozinha limpa, sem restos de alimentos;

- tirar as sobras de alimento ou ração dos animais domésticos antes de anoitecer;

- evitar amontoado de entulhos e objetos sem uso no quintal;

- evitar o contato direto com a água ou lama durante e após a chuva;

- usar botas e luvas de borracha, ou sacos plásticos, sobre os pés e mãos, para evitar contato com a água contaminada;

- Lavar e desinfetar com água sanitária o chão, utensílios domésticos e caixa d'água;

- Não jogar lixo nos rios, córregos, praias e bueiros.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul