Publicado em: 25/11/2021 12:00

Manutenção de caixas d’água e piscinas auxiliam no combate ao mosquito da dengue

Com a chegada do verão, período marcado por altas temperaturas e com maior frequência de pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, é ampliada.

Diante deste cenário, o alerta e as ações de prevenção também devem ser feitos com maior frenquência nas residências e pátios, eliminando qualquer local que possa acumular água. Potes, vasos, garrafas, calhas, baldes, entre outros, devem ser monitorados diariamente.

Uma das preocupações da Vigilância Sanitária são as caixas d’água e as piscinas. No caso das caixas d’água, estas tendem a ficar longos períodos sem manutenção. E um reservatório sujo pode se tornar um local de propagação de mosquitos e prejudicar a saúde.

As dicas principais são a limpeza frequente, observar se a tampa está sempre bem fechada e eliminar possíveis vazamentos. São ações que evitam o desperdício, geram economia e segurança para a saúde de todos.

Para as piscinas, o cuidado principal é manter a água sempre limpa e tratada. A água suja das piscinas pode favorecer a proliferação de doenças e insetos, como o mosquito da dengue. E isso vale para todos os tipos e tamanhos de piscinas.

Usar cloro evita o crescimento de bactérias na água, e também evita a proliferação de larvas do mosquito da dengue. Outra dica é o uso de algicida, que impede a criação de algas que deixam a água verde.

Toda a manutenção e prevenção deve ser bem feita, pois os ovos do mosquito da dengue podem permanecer grudados nos recipientes por 450 dias.

Fonte: Secretaria da Saúde