Publicado em: 24/11/2021 20:07

Roda de conversa abordou a Memória e o Patrimônio de Bom Retiro do Sul

O Espaço Mais Cultura - "Edgar Silvestre Drehmer" foi palco na manhã do sábado, 20 de novembro, de uma roda de conversa, que abordou a Memória e o Patrimônio de Bom Retiro do Sul. O encontro faz parte do projeto Extensão Patrimônio Vivo, desenvolvido pela UNIVATES em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Coordenadoria de Cultura.

Participou do encontro o Prefeito Edmilson Busatto; a Coordenadora de Cultura, Profª Maria Delci Klunck; o coordenador da UNIVATES, Prof. Jauri dos Santos Sá; a Coordenadora do Projeto Patrimônio Vivo, aluna-estagiária Bruna Becker; secretários municipais, convidados e representantes da comunidade que estão contribuindo no resgate das memórias de Bom Retiro do Sul.

"Um povo sem memória é um povo sem história e um povo sem história não conhece o seu futuro. (AD) Promover o conhecimento sobre a história do município é fundamental para seu desenvolvimento. Este é o principal objetivo do Projeto Memória e Patrimônio de Bom Retiro do Sul", avaliou a coordenadora Maria Delci Klunck.

A dinâmica do encontro abordou aspectos da cultura e dos casarios antigos da cidade, apresentados pelos alunos de Arquitetura e Urbanismo da Univates, por meio de fotografias atuais, antigas e por recriação em pinturas em quadros de alguns dos casarios mais simbólicos que já não existem mais, através do trabalho da artista Loi Vargas.

"Estamos recebendo importantes contribuições da comunidade neste projeto, como do Sr. Sérgio Klein, que vem relembrando a participação de sua família em muitos momentos importantes do município, contribuindo ainda com doações familiares que integrarão o acervo cultural do município", destacou Delci Klunck.

Outra contribuição feita neste encontro foi através dos familiares de Orlando de Oliveira (In Memoriam), o Tio Nézio, que doaram a Cuica para o Memorial, Instrumento este que por muitos anos foi uma ferramenta de construção cultural nos carnavais e em muitas festividades que tiveram a participação de toda a família.

Os presentes ao encontro foram agraciados com duas apresentações: uma do Grupo Girassol e outra do cantor Denilson de Oliveira (Buiu), que fez uma apresentação especial em homenagem ao seu pai, o Tio Nézio, com a sua Cuica.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias

Edmilson, Sérgio e Carlos Dullius
Apresentação dos trabalhos
Coordenadora Maria Delci Klunck