Publicado em: 18/10/2021 16:10

Administração e Planejamento

Administração municipal premia vencedores do concurso sobre a preservação do patrimônio público

A administração municipal de Bom Retiro do Sul premiou no dia 7 de outubro, os vencedores do concurso Planejamento Territorial e de Requalificação Urbana, que apresentaram propostas de estudos relacionados ao patrimônio histórico e cultural, como a recuperação da Orla do Rio Taquari e a requalificação urbana do Centro Cidade Baixa.

Participaram do projeto alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates (semestre de 2021A). O resultado do trabalho dos grupos apontou sugestões como à recuperação da Orla do Rio Taquari, da Praça Tancredo de Almeida Neves, do Largo dos Emancipacionistas, a criação de corredores verdes, implantação de ciclovias, entre outros.

O projeto foi uma iniciativa do Dr. Carlos Henrique Dullius, enquanto assessor de Gestão Pública e Governança em parceria com a UNIVATES, visando o resgate da memória e patrimônio do município.

"Este trabalho teve início em 2020 e está tendo uma continuidade muito produtiva e animadora através da parceria com a Univates e com o IPHAE (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul), para resgate e preservação de nosso patrimônio histórico e cultural", destacou Carlos Dullius, atual Secretário de Administração e Planejamento.

Os projetos foram apresentados ao prefeito Edmilson Busatto e a comissão julgadora, que acompanharam o desenvolvimento dos projetos e fizeram a avaliação final. Edmilson destacou a visão dos alunos para projetos que integram o passado e as tendências para o futuro.

"Estamos pensando e projetando muitas melhorias para a parte baixa da cidade e para a orla do rio Taquari. Trabalhamos para atrair novos investimentos, que tragam novas atrações para nossa comunidade e aos turistas. E neste processo, a Univates tem sido importante parceira, através do resgate de nossa história, na preservação do nosso patrimônio e nos projetando para o futuro", declarou o prefeito Edmilson Busatto.

As propostas desenvolvidas pelos alunos da Univates estão em exposição no andar térreo do Centro Administrativo para visitação. Os alunos receberam premiações de R$ 400,00 e R$ 1.000,00.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias

Carlos Dullius falou sobre o projeto
Premiados no concurso
Alunos participantes do concurso