Publicado em: 11/09/2021 14:38

Preservação da Identidade Cultural de Bom Retiro do Sul é discutida em encontro setorial

A Coordenadoria de Cultura de Bom Retiro do Sul promoveu na tarde da quinta-feira, 9 de setembro, nas dependências do Auditório Egon Harry Lipp, uma reunião sobre a Memória e Patrimônio.

Participaram o Vice-prefeito Eder Eduardo Muller Ciceri; o Secretário de Administração e Planejamento, Dr. Carlos Henrique Dullius; a Secretária de Educação e Cultura, Martinha Maria Dullius; as Coordenadoras de Cultura, Maria Delci Klunck e Lene Petry; a historiadora Letícia Oliveira; membro do Instituto Geográfico e Histórico do Vale do Taquari, João André Mallmann; a artista Loi Vargas e convidados da comunidade e região.

O tema abordado - Memória e Patrimônio Municipal - discutiu os aspectos históricos da cidade, buscando alternativas, desenvolvendo ações e principalmente ouvindo a população para que sejam atendidas as necessidades de preservação.

Para Delci Klunck, que coordena o Departamento de Memória e Patrimônio, Bom Retiro do Sul tem uma linda e significativa história que merece ser preservada. "Um trabalho de resgate e valorização da mesma não pode acontecer de maneira individualizada, mas no coletivo. A maior parte das informações encontra-se na memória ativa das pessoas, de cada um, de cada família, de cada objeto, de cada local, enfim, a história que vai sendo tecida e forma nossa identidade. Trajetórias culturais muito ricas e fatos importantes a ainda se encontram no anonimato e devem ser eternizados. Muitas ações estão previstas para o resgate e valorização da memória e do patrimônio cultural de nosso município".

"A memória de um município está presente em monumentos, documentos, manifestações folclóricas, músicas, paisagens, datas, personagens históricos, obras de arte, relatos orais e outros suportes. Preservar este patrimônio é criar uma ponte entre o passado e o presente, mantendo vivas as memórias de nossa sociedade", destacou Lene Petry.

Para Carlos Dullius, toda a comunidade está convidada a participar das discussões que envolvam a Memória e o Patrimônio de Bom Retiro do Sul. "Precisamos agregar todos os elementos que nos ajudem a entender melhor a construção histórica e cultural de nosso município, podendo ser material ou imaterial. Isso nos dará a possibilidade de perpetuarmos as vertentes culturais presentes ou passadas em nosso chão", destacou.

Durante o encontro, a Coordenadoria de Cultura apresentou um levantamento fotográfico dos prédios históricos do município já catalogados. Letícia contribuiu com orientações técnicas sobre o processo de tombamento, ressaltando a importância de preservar casas e prédios que contam a historia de um lugar.

Por fim, Loi Vargas fez uma pré-apresentação de um projeto em desenvolvimento, através da pintura de quadros, que estão retratando e revivendo a história dos prédios antigos de Bom Retiro do Sul, a partir do início dos anos 1900.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias

Lene Petry