Publicado em: 25/08/2021 11:30

Gabinete do Vice Prefeito

Eder Ciceri participa da abertura da 27° Semana Estadual da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul

O vice-prefeito em exercício de Bom Retiro do Sul, Eder Eduardo Muller Ciceri, participou na manhã da terça-feira, 24 de agosto, da cerimônia de abertura da 27ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite.

O evento foi marcado pela entrega do projeto da Lei Gaúcha de Acessibilidade e Inclusão (Legai) para a Assembléia Legislativa. O bom-retirense e presidente da Faders, Marquinho Lang, destacou a iniciativa do governo do Estado de atender essa demanda das entidades representativas de pessoas com deficiência.

Desde que foi aprovada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, ou Lei 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, entidades representativas passaram a estudar uma forma de adaptar partes do texto à realidade gaúcha.

A partir de uma demanda da sociedade, representada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Coepede), foi solicitada uma atualização da legislação gaúcha. E foi assim que, em 2018, nasceu o projeto da Legai. Arquivado na Legislatura anterior, a partir de agora, o texto voltará a ser apreciado pelos deputados estaduais.

Para o vice-prefeito Eder Ciceri, esta lei é um avanço nas políticas que tratam da melhoria da condição de vida das pessoas com alguma deficiência.

"Nós que estamos nesta condição, enfrentamos muitas dificuldades na dia a dia. A proposta não é uma busca de privilégios, mas sim, melhorar a acessibilidade, a inclusão e facilitar a participação de muitas pessoas na sociedade, de forma igual", Eder Ciceri.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias

Eder e Marquinho com Eduardo Leite
Eder, Marquinho e representantes de entidades
Eder Ciceri acompanhou abertura de evento no Piratini