Publicado em: 27/07/2021 08:42

Vigilância Sanitária e PIM/CF realizam ação conjunta de prevenção à dengue

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul, através da Vigilância Sanitária e do departamento de endemias, e a Secretaria de Habitação e Assistência Social, através do PIM/Criança Feliz, realizaram no dia 21 de julho, uma ação conjunta de prevenção e orientação referente ao aedes aegypti.

A ação foi realizada na localidade de Nova Real/Cupido. As agentes de saúde e as visitadoras do PIM/CF visitaram cerca de 50 casas e conversaram com os moradores sobre os perigos do aedes aegypti. Foram fornecidos folders com informações orientativas com os principais cuidados que devem ser tomados para que cada morador dê sua parcela de contribuição nos cuidados em sua propriedade.

A Vigilância Sanitária ressalta que mesmo com mais de um mês sem registros de novos casos de dengue no município, as ações de enfrentamento ao mosquito devem continuar. O departamento de endemias seguirá visitando os bairros da área urbana e também os pontos estratégicos.

"É muito importante frisar que apesar do clima frio ser um aliado, os ovos de mosquito podem sobreviver até 500 dias sem eclodir, podendo voltar a ocorrer alguns casos no próximo ano. Entretanto, a ação que comprovadamente surte efeito é cada morador cuidar do seu pátio e eliminar pontos de água parada", ressalta Alessandro Martins, fiscal da Vigilância Sanitária.

Desde o começo do mês de abril, diversas secretarias municipais, lideradas pela Secretaria de Saúde, realizam várias ações visando o enfrentamento ao aedes aegypti em Bom Retiro do Sul.

Ação de prevenção a dengue no Cupido
Fiscal Alessandro na entrega de material informativo
Entrega de material informativo aos moradores
Equipes percorreram a localidade com visitas domiciliares