Publicado em: 11/05/2021 15:53

Suspensa a vacinação contra a Covid para gestantes e puérperas com dose da AstraZeneca

Em atendimento as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES), fica suspensa temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

A medida segue orientação do informe técnico do Programa Estadual de Imunizações até que seja completado o monitoramento de eventos adversos notificados. As gestantes e puérperas que já realizaram a primeira dose (D1) com essa vacina devem aguardar novas informações com relação à aplicação da segunda dose (D2).

O município de Bom Retiro do Sul aguarda nova orientação do Ministério da Saúde quanto a questões como a continuidade da vacinação para esse público, se a suspensão também deve ser estendida para as puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e se poderá ser mantida a vacinação desse público com doses de outros fabricantes.

O Programa Estadual de Imunizações também emitirá novas notas, esclarecendo sobre o assunto, assim que novas diretrizes sejam definidas. Até este momento, ainda não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes e puérperas no Rio Grande do Sul.

AI/Bom Retiro do Sul - Foto: Fernando Dias