Publicado em: 26/04/2021 13:30

Administração e Planejamento

Programas oferecidos pelo Ministério da Agricultura foi tema de encontro entre prefeitos da Amvat

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) promoveu na sexta-feira, 23 de abril, um encontro virtual entre os prefeitos do Vale do Taquari com o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke.

Os prefeitos conheceram as ações do ministério e os programas que podem ser acessados pelos municípios. Os principais pilares de desenvolvimento da secretaria, segundo Fernando, são o crédito, assistência técnica e comercialização.

O secretário destacou, entre os programas, o de Crédito Fundiário, que atende famílias mais pobres, que queiram comprar terras e não têm acesso a financiamento. Segundo ele, o programa foi reconfigurado e tem um fundo de quase R$ 1 bilhão.

Quanto à comercialização, Fernando afirmou que o Ministério tem como grande ferramenta o cooperativismo e as políticas governamentais de compra: Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), oportunidade pela qual para os municípios podem fortalecer a economia local, assim como pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), que está sofrendo alterações.

Conforme o prefeito Edmilson Busatto, as reuniões temáticas promovidas pela Amvat são de grande importância para todos os municípios e gestores, o proporcionam a criação e desenvolvimento de novos projetos.

"Estamos sempre atentos quanto aos programas federais que possamos aderir, especialmente os voltados para o fomento da agricultura. Aderimos a alguns programas, como o PAA, que tem gerado resultados positivos para nossos agricultores e nossa comunidade beneficiada", avaliou Edmilson.

A proposta da atual gestão da Amvat é estreitar as relações entre os municípios e os governos federal e estadual, buscando o desenvolvimento da região, destacou o presidente Paulo Kohlrausch. No próximo dia 30 de abril, em nova assembleia virtual promovida pela Amvat, o convidado será o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: divulgação