Publicado em: 26/04/2021 08:50

Transtorno do Espectro Autista foi tema de encontro no Centro Administrativo

A necessidade de se ter profissionais capacitados, de fazer diagnósticos precoces e intervenções terapêuticas o mais cedo possível para dar ao indivíduo autista condições de se adaptar na sociedade foi tema de encontro no dia 13 de abril, no auditório do Centro Administrativo, em Bom Retiro do Sul.

O encontro teve a participação do prefeito Edmilson Busatto; do vice-prefeito Eder Eduardo Muller Ciceri; secretários municipais; do vereador Fábio Porto Martins; familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da presidente da ONG Azul Como o Céu, Ana Emilia C. Messera, além de uma comissão de dez mães e pais de autista, contribuindo com depoimentos e ideias.

O tema de debate foram assuntos relacionados às áreas de saúde, educação e assistência social, como por exemplo, falta de terapias adequadas, dificuldades em conseguir atendimento médico especializado na área de neurologia e psiquiatria infantil, necessidade de capacitação e aperfeiçoamento de professores, bem como dos profissionais da saúde, que acabam tendo contato direto com pessoas autistas e desconhecem noções básicas sobre o assunto, dentre várias outras demandas.

Foram apresentados pela comissão de pais as necessidades e obstáculos encontrados pelas famílias de pessoas com TEA. Uma das ações colocadas em prática foi o levantamento das famílias do município com pessoas com TEA.

Conforme a comissão, representada pela professora Carline Gauer, já foram identificadas cerca de 25 famílias com pessoas com TEA. No grupo virtual criado, cada família compartilhou suas angústias e ações de mobilização e conscientização da comunidade em prol da causa autista estão em progresso com campanhas e eventos organizados pela sociedade em geral.

Ana Emília, da ONG Azul Como o Céu, reforçou as questões legais que amparam as pessoas com TEA também sobre o programa em discussão no Estado "TEAcolhe", que visa implantar 7 centros macrorregionais e 30 centros regionais de Referência no Transtorno do Espectro Autista. Para concorrer a tal, os municípios interessados devem apresentar projetos ao governo estadual até dia 10 de maio.

Conforme a comissão de pessoas com TEA há o interesse por parte da APAE de Bom Retiro do Sul em propor o projeto, mas que isto depende de apoio da administração municipal e da comunidade em concretizar este desejo.

As demandas sobre o tema debatido terão toda uma atenção especial da administração, envolvendo todas as secretarias municipais, visto a importância do tema para o desenvolvimento das crianças. Uma parceria com a APAE será construída para viabilizar a vinda do Centro Regional de Referência no Transtorno do Espectro Autista para Bom Retiro do Sul.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul - Fotos: Fernando Dias

Carline Gauer explanou sobre os desafios do autismo
Secretário Paulo Marmit falou da parceria do município