Publicado em: 26/02/2018 00:00

Bom Retiro do Sul sediou encontro para discussão de turismo rural

Uma reunião envolvendo o grupo de trabalho de turismo rural da Emater/RS-Ascar- Regional Lajeado foi realizada na última sexta-feira, 23, no Centro de Lazer Moinhos do Campo, na localidade de Linha Delfina em Bom Retiro do Sul.

Representantes de quinze municípios participaram do encontro. Também estiveram presentes representantes da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), da Emater/RS-Ascar e da coordenadoria de Turismo de Bom Retiro do Sul, além do Sr. Alício de Assunção, idealizador do Projeto Caminhos da Colônia e Caminhos Autoguiados em parceria com a Amturvales.

No encontro foram apresentados roteiros que vem sendo desenvolvidos em vários municípios da região, com o intuito de envolver as pessoas em passeios que mostrem as belezas e atrativos do interior. Nestes passeios, a gastronomia e a cultura são os principais atrativos.

Para a Assistente Técnica Regional da Área Social da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira, este grupo já trabalha há um ano discutindo o turismo rural no Vale. No primeiro ano foi discutido planejamentos e ações. “Nosso objetivo maior aqui hoje, é avaliar o trabalho que vem sendo feito e programar o ano de 2018, onde já temos algumas ações previstas. O turismo rural é trabalhado como uma alternativa de renda para as famílias rurais que tem o interesse de trabalhar o turismo. Alguns municípios já oferecem estas rotas turísticas e isso vamos trabalhar para levar a outros interessados”, destacou.

Elizangela ressaltou no encontro, que o Vale do Taquari tem um excelente potencial turístico e que pode ser amplamente explorado através de suas belezas naturais e gastronômicas.

Por sediar o encontro, Nádia Lopes, coordenadora do turismo, fez uma apresentação dos pontos turísticos e históricos de Bom Retiro do Sul. Ela explanou sobre as ações que o município realiza e os potenciais que podem ser explorados.

​Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Texto e fotos: Fernando Dias

Elizangela falou sobre o potencial turístico e gastronômico da região
Nádia Lopes falou sobre os pontos e roteiros turísticos de Bom Retiro do Sul