Publicado em: 20/02/2021 14:31

Gabinete de Crise avalia protocolos para o período de bandeira preta

O Gabinete de Crise de Bom Retiro do Sul esteve reunido na manhã deste sábado, 20 de fevereiro, para avaliar os novos protocolos que entrarão em vigor a partir da terça-feira, 23 de fevereiro. A macrorregião do Vale do Taquari, que incluiu o município, recebeu classificação provisória de bandeira preta até o dia 1° de março, na 42ª rodada do Modelo de Distanciamento Controlado.

A classificação mais rígida do sistema de bandeiras mostra o agravamento e a piora dos indicadores de internações e propagação de coronavírus. O assunto foi abordado em uma reunião virtual com os prefeitos e secretários de saúde dos municípios pela AMVAT.

Participou da reunião o prefeito Edmilson Busatto; o vice-prefeito Eder Eduardo Muller Ciceri; o secretário Paulo Ricardo Marmitt; o chefe de gabinete Leonardo Martins; a secretária de administração e planejamento Letícia Moraes Junqueira; o secretário da fazenda Rodrigo Rodrigues e a fiscal do município Gerusa Regina Korte.

Com o altíssimo risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de disseminação do vírus, o prefeito Edmilson reafirmou o apoio de Bom Retiro do Sul no pedido de reconsideração que a AMVAT fará ao Governo do Estado para reavaliação das bandeiras, bem como irá seguir o protocolo estadual relativo às restrições que forem determinadas, ampliando a fiscalização da vigilância sanitária pelo cumprimento das normas.

Uma das principais medidas do Governo do Estado no enfrentamento ao aumento dos casos de Covid-19 e superlotação das UTIs é a suspensão de todas as atividades, em todo o Estado, das 22h às 5h, em vigor a partir deste sábado, 20, até pelo menos o dia 1° de março.

A partir da terça-feira, 23, entrarão em vigor os protocolos da bandeira preta, com uma série de restrições que deverão ser seguidos por todos os segmentos da indústria, comércio e prestação de serviços.

Até a meia-noite da segunda-feira, 22, estão em vigor os protocolos de bandeira vermelha. Porém, diante da situação agravante da pandemia neste momento, a administração municipal pede aos bom-retirenses que tenham o bom senso e suspendam desde já toda e qualquer atividade com a presença de público.

O secretário Paulo Marmitt reforça o alerta para que a população redobre os cuidados, usando máscara sempre que saírem de casa, higienizando com maior frequência às mãos, evitando qualquer tipo de aglomeração e realizando o distanciamento social de 2 metros, até mesmo em casa, limitando também os encontros familiares.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias