Publicado em: 23/02/2018 00:00

Abertura do ano letivo reuniu profissionais da educação no CTG Querência da Amizade

Município forte se faz com educação. Educação se faz com aprendizagem. Aprendizagem acontece com professores e educadores qualificados. O bem de todos passa pela educação. Com esta mensagem, a Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou a abertura do ano letivo 2018.

Nas dependências do CTG Querência da Amizade, mais de 300 profissionais representantes das 16 instituições de ensino da rede municipal, creches, EMEIs, EMEFs e da rede estadual prestigiaram o evento, que teve a apresentação da Orquestra Municipal e palestra.

A abertura do evento foi feita pela Coordenadora Pedagógica da SMEC, Martinha Maria Dullius, que desejou a todos um bom retorno e um excelente ano de trabalho com muita motivação. “Cada novo ano é uma nova etapa. E cada dia é um novo desafio. Ninguém está aqui por acaso. Nada é tão difícil que não possamos suportar. Se algo nos é colocado, é porque temos a capacidade de suportar. Estou imensamente feliz em poder trabalhar com um grupo tão seleto, que está ajudando a formar os jovens e crianças de Bom Retiro do Sul. Nós não viemos para mudar nada. Nós não vamos inventar a roda, só fazemos a roda girar”, disse.

Para o Prefeito Municipal Edmilson Busatto, o primeiro ano de administração teve altos e baixos. Avaliações foram feitas e melhorias graduais estão sendo implementadas. “Aprendemos muito. Muitas atitudes e decisões tomadas foram feitas pensando sempre pelo melhor do município, para que Bom Retiro do Sul se desenvolva. Nós queremos crescer, e muito, e este processo passa pela educação. Temos profissionais privilegiados que tem a responsabilidade de passar o conhecimento para nossas crianças e jovens da melhor forma possível. E sabemos que podemos dar sempre um pouquinho a mais daquilo que nos é exigido, para podermos formar cidadãos melhores, que saibam analisar, que saibam identificar as pessoas que tem boas intenções. É isso que esperamos de cada um e é isso que a nossa população espera para que tenhamos um futuro próspero e com cidadãos responsáveis, que sonham um Bom Retiro melhor. Temos sempre as melhores intenções, podem ter certeza disso”, destacou.

Na sequência, os presentes acompanharam uma palestra do gaúcho Pablo Morenno, escritor de literatura infantil, juvenil, adulta, professor de língua espanhola, bacharel em filosofia e servidor público do Tribunal Regional do Trabalho.

Morenno abordou temas sobre as emoções no mundo da escola e leitura literária. Com músicas e interatividade com os presentes, o palestrante destacou a importância da leitura desde a infância, os desafios na sala de aula e como superá-los, provocando o pensamento e a iniciativa dos alunos, educadores e também dos pais.

Ao final da palestra, Martinha e Edmilson agradeceram a presença dos educadores e servidores do município, desejando que todos tenham um excelente ano, com dedicação, comprometimento e acima de tudo, prazer em educar e formar pessoas de bem e responsáveis pelo futuro.

​Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Texto e Fotos: Fernando Dias

Profissionais da educação de Bom Retiro do Sul participaram de evento de abertura do ano letivo
Escritor Pablo Morenno palestrou no abertura do ano letivo
Prefeito Edmilson destacou que professores são fundamentais na formação dos cidadãos