Publicado em: 19/01/2021 19:20

Bom Retiro do Sul recebe as primeiras doses da vacina contra a Covid-19

A Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul iniciou nesta terça-feira, 19 de janeiro, os procedimentos para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19. O município recebeu doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.

Neste primeiro lote foram disponibilizadas 6 milhões de doses para todo o Brasil. Para o Rio Grande do Sul foi disponibilizado 341 mil doses, que foram encaminhadas para os 497 municípios gaúchos.

Conforme o secretário da saúde, Paulo Ricardo Marmitt, a vacinação no município para o público prioritário acontecerá em duas fases, com um intervalo de 28 dias entre cada aplicação. Cada pessoa receberá duas doses da vacina.

"A vacinação no município inicia na quarta-feira, 20 de janeiro. Os primeiros a receberem a imunização serão os profissionais da linha de frente no enfrentamento ao Covid-19, idosos com mais de 60 anos que estão em instituições de longa permanência e portadores de deficiência institucionalizados", relatou Paulo Marmitt.

Para a região do Vale do Taquari, foram destinadas 4.240 doses, distribuídas entre 37 municípios. Bom Retiro do Sul recebeu 123 doses. Todo o cronograma de vacinação já foi definido pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com as normas técnicas encaminhadas pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).

As primeiras doses para Bom Retiro do Sul foram entregues pela 16ª CRS em Lajeado no início da noite, aos cuidados da técnica de enfermagem e responsável pela imunização no município, Tânia Maria Linck.

"O público que está na linha de frente no atendimento de casos de Covid-19 no município será contatado pela Secretaria da Saúde para receberam a vacina. Para a imunização dos idosos e portadores de deficiência e demais do grupo prioritário desta etapa, uma equipe de vacinação do município irá até os locais de residência para aplicação da vacina", informou o secretário Paulo Marmitt.

Protocolos sanitários devem ser seguidos por todos

Marmitt ressalta a toda a população, até mesmo para aqueles que forem vacinados, que os protocolos sanitários de proteção contra a Covid-19 permanecem.

"O uso de máscara, a higienização constante das mãos, o distanciamento social de 2 metros, assim como evitar qualquer tipo de aglomeração devem ser obedecidos por todos. A vacina proporciona a imunidade, mas o vírus continua circulando. É preciso que todos mantenham todos os cuidados", enfatizou o secretário.

Para receber a vacina, será necessária a apresentação do CPF ou do Cartão SUS, juntamente com a carteirinha de vacinação.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias