Publicado em: 01/12/2020 11:44

Fazenda

Bom Retiro do Sul registra novo crescimento no retorno de ICMS

A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Receita Estadual, divulgou na sexta-feira, 27 de novembro, os percentuais de cada município gaúcho no rateio da arrecadação do ICMS ao longo de 2021. O Índice de Participação dos Municípios (IPM) definitivo para o ano de 2021 repartirá cerca de R$ 7 bilhões entre as prefeituras.

Bom Retiro do Sul voltou a apresentar crescimento na participação da receita. Para 2021, o índice será de 0,079914, o que representa um crescimento de 2,05%. No ano anterior, o crescimento foi de 6%.

O IPM é calculado pela Receita Estadual, levando em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município, entre outras variáveis.

Para o vice-prefeito Eder Eduardo Muller Ciceri, o resultado mostra que as políticas de incentivos que estão em vigor estão contribuindo para que o município cresça e gere novas oportunidades de emprego e renda para todos.