Publicado em: 29/06/2020 14:39

Administração e Planejamento

Segunda via da carteira de identidade pode ser encaminhada on-line

O cidadão que tiver urgência pela segunda via da carteira de identidade poderá encaminhar a solicitação on-line, sem precisar ir a um posto de identificação apresentar documentos e coletar dados. A foto, a assinatura, a impressão digital (biometria) e todos os dados pessoais (biográficos) serão os mesmos do documento anterior.

O recurso alternativo on-line está disponível para quem fez a segunda via no Rio Grande do Sul nos últimos cinco anos e não necessita alterar dados. A retirada acontece apenas no Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), na avenida Azenha, 255, em Porto Alegre. O valor é o mesmo da segunda via normal (R$ 71,10), mas com uma vantagem: o tempo de entrega é de três dias úteis, o mesmo da carteira expressa.

A solicitação pode ser feita nos sites do IGP (www.igp.rs.gov.br) e do governo do Estado (www.rs.gov.br). É necessário preencher o formulário. Mesmo as carteiras emitidas no modelo antigo poderão ser impressas.

Requisitos:

• Emissão da segunda via nos últimos cinco anos;

• Ter 18 anos completos na data de expedição da última segunda via da carteira de identidade;

• Não haver alteração dos dados pessoais (nome completo, estado civil, filiação etc.);

• Apenas para carteiras emitidas no Rio Grande do Sul.

Atendimento presencial

O cidadão que não tiver urgência e necessita do documento, pode solicitar o documento nos postos autorizados em seu município.

Em Bom Retiro do Sul, a solicitação pela primeira ou segunda via do documento de identidade pode ser feita diretamente na Central do Cidadão, junto ao Centro Administrativo.

Fonte: Governo do RS