Publicado em: 25/05/2020 15:00

Gestantes recebem atendimento especial durante o período de pandemia em Bom Retiro do Sul

Um dos principais programas de acompanhamento de pacientes realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul precisou adaptar-se desde o início da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus).

Antes da pandemia, os encontros eram realizados mensalmente entre os grupos de gestantes, coordenados pelas equipes da ESF 1 e ESF 2. Agora, o atendimento a todas as gestantes passou a ser especial e individualizado na UBS Centro, pela equipe da ESF 2, com atendimento com hora marcada pela enfermeira Janaína Padilha. Após, é feito o agendamento de consulta médica, evitando-se assim aglomeração na unidade e protegendo principalmente as futuras mamães e seus bebês.

“Nos atendimentos, realizamos o acompanhamento do pré-natal de baixo risco por meio da verificação de sinais vitais, solicitação de exames, orientações gerais, parto e nascimento, vacinação e orientações sobre o cuidado ao bebê e à puérpera logo após o parto”, explicou Janaína.

A enfermeira explica ainda que o acompanhamento da gestante e dos bebês são prioridades na atenção primária à saúde, onde os atendimentos presenciais são muito importantes e as condutas de proteção e prevenção ao coronavírus devem ser observadas por todos.

“Estamos realizando todas as medidas de prevenção na UBS. Todas as gestantes que vierem na UBS devem usar máscara e higienizar constantemente as mãos. É importante também que não se falte à consulta médica ou de enfermagem agendadas. A saúde da mamãe e do bebê é garantida com um pré-natal qualificado”, ressaltou Janaína.

Saiba mais:

O horário de atendimento na UBS Centro é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30.

O telefone para agendamento de consultas pelas gestantes é o 3766-1640.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias