CMDA e Administração Municipal reúnem-se para avaliar efeitos da estiagem em Bom Retiro do Sul

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (CMDA), escritório municipal da Emater/Ascar-RS e agricultores, realizaram uma reunião para avaliar os efeitos da estiagem no município.

Na reunião realizada na tarde da terça-feira, 07 de janeiro, foi discutida a situação da escassez de chuva na região, onde alguns municípios próximos, em situação mais crítica, já decretaram situação de emergência com perdas na lavoura e falta de água para animais e consumo humano.

No município, a Secretaria de Agricultura e Emater, juntamente com o CMDA e os agricultores, farão um monitoramento mais detalhado das lavouras, pastagens, piscicultura e dessedentação animal em cada propriedade, para que o município possa tomar a decisão mais cabível à situação.

Em Bom Retiro do Sul, são cultivados cerca de 250 hectares de soja, 1300 hectares de silagem e 140 hectares de grão de milho. Há ainda unidades produtoras de peixe, leite, carne de corte fruticultura, olericultura, entre outros cultivos.