Publicado em: 19/12/2017 00:00

Dezembro vermelho trabalha ações de conscientização sobre o HIV

Durante o mês de dezembro, a Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul, em suas unidades de saúde, estão trabalhando com ações de conscientização sobre o HIV/AIDS. O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/AIDS.

Os trabalhos de conscientização são realizados diariamente pelos enfermeiros do município. No início do mês, a enfermeira Ana Paula Delwing palestrou para alunos do Colégio Jacob Arnt, abordando temas sobre a AIDS, as doenças sexualmente transmissíveis, formas de prevenção, sintomas e tratamento.

Diariamente, os enfermeiros Ana Paula e Rafael Draghetti estão à disposição da população que queira informações sobre formas de prevenção ou para fazer um teste rápido de sangue, para saber se é portador ou não do vírus HIV.

“Não é necessário que a pessoa esteja de jejum ou tenha alguma requisição médica. É só ir até uma das Unidades de Saúde que realizaremos o exame. O teste leva 10 minutos e um laudo é entregue a pessoa”, explicou Ana Paula.

Caso o exame dê positivo, um segundo teste é feito para confirmar o resultado. Caso os dois testes deem positivo, o paciente é encaminhado para o SAE (Serviço de Assistência Especializada) em Estrela, que fará o acompanhamento com novos exames médicos que avaliarão a imunidade, a carga viral e o tratamento que será necessário.

De 2012 a 2016, 11 casos foram registrados pelo município, de pessoas portadoras do vírus HIV. “É importante que as pessoas utilizem a camisinha nas relações sexuais. O sexo sem proteção é a principal forma de transmissão do vírus, seguido do compartilhamento de agulhas e seringas com sangue contaminado por HIV, entre os usuários de drogas”, alertou Ana Paula.

Prevenção

A prevenção combinada engloba oito formas, que devem ser escolhidas e combinadas por cada pessoa, de acordo com cada situação vivida. São elas:

* Preservativo Masculino e Feminino
* Redução de Danos (não compartilhamento de objetos perfuro cortantes)
* Testagem regular de HIV
* Exame de HIV e outras DSTs no pré-natal
* Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
* Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
* Diagnosticar e tratar outras IST
* Tratamento para todas as pessoas

Atendimento

As pessoas que desejarem realizar o teste de HIV/AIDS podem comparecer nas Unidades de Saúde de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. O exame é gratuito.

Saiba mais

Em 2016, o Rio Grande do Sul foi o segundo estado do Brasil com mais casos detectados. Foram 31,8 casos por 110 mil habitantes, sendo que a média nacional foi de 18,5 casos. A via sexual é a principal categoria de exposição, com 80,2% do total de casos.

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul - Texto e foto: Fernando Dias

Atendimento no Posto de Saúde