Publicado em: 07/01/2022 09:36

Contra o vandalismo, STEL reforça segurança no Parque com apoio da Brigada Militar e Conselho Tutelar

A segurança dos frequentadores dos espaços de lazer de Bom Retiro do Sul e a preservação do patrimônio público vem recebendo atenção especial da administração municipal. No Parque Pôr do Sol, as melhorias promovidas no ambiente estão sendo alvo de vandalismo.

Recentemente, o Parque recebeu novas câmeras de vigilância, ampliando a área de cobertura. Mesmo assim, os atos de vandalismo continuam acontecendo, e se estendendo ao Espaço Mais Cultura.

Nos últimos dias, a equipe de manutenção da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (STEL), coordenada pelo secretário Marcelo Cardoso, identificou diversos danos, como vidros quebrados no Mais Cultura, correntes e cones quebrados na pista de caminhada/ciclismo, roubo de peixes e banho no chafariz recém instalado, além de danos em caixas d’água, nos enfeites de natal e em outros equipamentos.

Outro ponto preocupante, são alguns jovens andando de bicicleta e realizando manobras radicais dentro da pista de caminhada (o que é proibido). Lembrando que a pista tem uma via para caminhada e a outra via, no sentido contrário, para ciclismo.

“Não podemos aceitar que uma meia dúzia de indivíduos venham aqui no Parque e façam estes estragos. Buscamos o apoio da Brigada Militar e do Conselho Tutelar, que farão rondas periódicas no Parque para coibir as ações de destruição dos vândalos. Vamos identificá-los e encaminhar os que forem de menor de idade para o Conselho Tutelar. Teremos atuação com maior rigor para preservar nossos espaços públicos, que são de todos”, afirmou o secretário Marcelo Cardoso.

A STEL trabalhará em parceria com a Brigada Militar e Conselho Tutelar para identificar os vândalos pelas imagens das câmeras de segurança e dar os encaminhamentos legais para a reparação dos danos. Alguns vídeos de desordem já estão sendo analisados pelas equipes.

AI Bom Retiro do Sul – Fotos: STEL/divulgação