Notícias

Pavimentação com bloquete na urbanização de Bom Retiro do Sul
09/08/2019
Administração e Planejamento

Pavimentação com bloquetes de concreto faz parte da urbanização de Bom Retiro do Sul



Ao longo de seus 60 anos, Bom Retiro do Sul cresceu e as necessidades de acompanhar o desenvolvimento, promovendo urbanização e prestação de serviços em diversas áreas, tornou-se ponto fundamental para promover uma boa qualidade de vida para seus habitantes.

Com cerca de 220 ruas na área urbana, a demanda por pavimentações de qualidade cresceu nos últimos anos, tanto para atender aos anseios de moradores às margens de ruas de terra, que querem fugir do pó, quanto para atender as necessidades das empresas geradoras de emprego e renda.

Nos últimos vinte anos, várias ruas do município foram pavimentadas com diversos materiais, como asfalto, paralelepípedo e bloquetes de concreto (PAVS). A partir do ano de 1997, as administrações passaram a utilizar o pavimento de bloquetes. Entre 1997 e 2004, seis ruas receberam este tipo de pavimento: Max Lengler, Emancipacionistas, Walter José das Chagas, Osvaldo Edvino Gorgen, Jacob Hellman Filho e Florida.

Nos últimos quatro anos, ruas nos bairros São Francisco (Travessa Ivo Maia Cesar) e Getúlio Vargas (Sidnei Andreoli) também foram pavimentadas com bloquetes. A rua mais recente a receber este pavimento foi a Olegário da Costa Bilhar, no bairro São João. Obra comunitária realizada na parceria entre a Administração Municipal e os moradores.

Para atender de forma mais célere a demanda por pavimentações, a Administração Municipal negocia um financiamento de R$ 4 milhões junto a Caixa Econômica Federal. Pelo projeto elaborado, pelo menos 20 ruas estão aptas a receber a pavimentação por bloquetes. Para concretizar o financiamento, um projeto de lei tramita no Legislativo, e depende de aval dos Edis para que o projeto seja realizado.

De acordo com a Administração Municipal, a opção pelo bloquete deve-se a suas inúmeras vantagens, começando pela durabilidade do material, onde a tecnologia atual produz torna o material mais resistente dos que foram utilizados há mais de 20 anos no município, preço mais baixo quando comparados a outros tipos de material como o asfalto, fácil assentamento, fácil manutenção ou reparos, não sofre desgastes com agentes agressivos naturais, não cria limo, não escorrega e oferece maior visibilidade noturna. Além de ser uma opção econômica para vários municípios e empresas, o bloquete de concreto deixa o local bonito e agradável.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias
OUTRAS NOTÍCIAS
18-09-2019

Secretaria de Obras já realizou 781 reparos na iluminação pública neste ano

A Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trân...

VER NOTÍCIA
16-09-2019

Secretaria de Obras faz recuperação de pavimento no bairro Imigrante

A Secretaria de Obras de Bom Retiro do Sul realizou na últim...

VER NOTÍCIA
13-09-2019

Central do Cidadão não terá atendimento entre os dias 16 a 19 de setembro

A Central do Cidadão de Bom Retiro do Sul informa que entre ...

VER NOTÍCIA
12-09-2019

Secretaria de Agricultura segue na recuperação de acessos a propriedades rurais

O serviço de apoio da Secretaria de Agricultura de Bom Retir...

VER NOTÍCIA
10-09-2019

Acampamento Farroupilha e atrações culturais marcam a Semana Farroupilha de Bom Retiro do Sul

O CTG Querência da Amizade, de Bom Retiro do Sul, em parceria...

VER NOTÍCIA
10-09-2019

Desfile Cívico será realizado no domingo, dia 15, em Bom Retiro do Sul

O tradicional Desfile Cívico de Bom Retiro do Sul, que estav...

VER NOTÍCIA