Notícias

Prefeito Edmilson Busatto
05/12/2018
Gabinete do Prefeito

Convênios hospitalares suprirão atendimentos a munícipes de Bom Retiro do Sul



Nesta semana, o Posto de Saúde de Bom Retiro do Sul e as Estratégias de Saúde da Família (ESF 1 e ESF 2) passaram a atender temporariamente em regime de turno único, seguindo o mesmo horário de funcionamento dos demais órgãos públicos do município. Os serviços não sofrerão prejuízos com a redução da carga horária, uma vez que o turno será ininterrupto, concentrando o atendimento e o desenvolvimento das atividades em um único turno.

O horário de atendimento em todas as repartições municipais é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. A medida visa a redução nos custos administrativos dos órgãos, como energia elétrica, água, material de expediente, horas extras, combustível e, consequentemente, na manutenção de veículos e máquinas.

Na área da saúde, a implantação do turno único reduzirá em cerca de 2h diárias o atendimentos aos munícipes. Para suprir a demanda por atendimento médico para casos de urgência ou emergência e ainda ambulatorial, a Secretaria Municipal de Saúde orienta à população que se dirijam ao Hospital de Caridade Sant’Ana, onde o município mantém um convênio para atendimento médico de urgência e emergência, bem como ambulatorial 24h por dia, 7 dias por semana.

“Sabemos que o acometimento por qualquer tipo de doença e a necessidade de um profissional médico não escolhem hora para chegar. Por estas razões, o município mantém convênio com o Hospital de Caridade Sant’Ana para atender toda a população, seja a noite, feriados e finais de semana, horários em que as unidades de saúde estão fechadas. E este atendimento será feito também neste período em que os Postos estiverem em turno único”, explicou Paulo Marmitt, Secretário Municipal de Saúde.

Conforme o Executivo Municipal, tal medida é excepcional e temporária, podendo ser reconsiderada a qualquer tempo e já foi implantada no município em administrações anteriores e também está sendo adotada por vários municípios do Brasil, tendo como principal motivo a queda nas receitas. O Turno Único ora necessário, resulta em efetiva redução de custos, enquanto procura-se manter a contento a prestação dos serviços públicos essenciais à população.

Investimentos em saúde

A área da saúde é uma das que mais recebem investimentos pelo município. Além das diversas melhorias na estrutura das unidades de saúde que atendem a população, houve também investimentos na capacitação dos profissionais da saúde, na aquisição de novos equipamentos e em novos veículos. O Prefeito Edmilson Busatto destaca ainda que o município investe mais de 21% de seu orçamento em saúde, quando a lei determina um mínimo de 15%.

“Mantemos importantes convênios com o Hospital de Caridade Sant’Ana e o Hospital Ouro Branco de Teutônia, onde investimos aproximadamente R$ 180 mil por mês. Estes convênios oferecem diversos serviços gratuitos à população, além da disponibilidade de médicos 24H por dia no Hospital Sant’Ana. Nossa prioridade é não deixar nenhuma pessoa sem atendimento e estes convênios não dão todo o suporte necessário para complementar o atendimento que é prestado em nossas unidades de saúde”, observou Edmilson.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul - Foto: Fernando Dias
OUTRAS NOTÍCIAS
15-02-2019

Divulgado o resultado preliminar do Processo Seletivo do PIM

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul divulg...

VER NOTÍCIA
14-02-2019

Praça Tancredo Neves e rua José Armindo Beppler recebem melhorias

A Secretaria de Obras, Viação, Urbanismo e Trân...

VER NOTÍCIA
14-02-2019

Secretaria de Obras recupera calçada e faz patrolamento de ruas

Durante esta semana, a Secretaria de Obras, Viação, U...

VER NOTÍCIA
14-02-2019

Centro Administrativo e secretarias municipais terão novos horários de funcionamento a partir do dia 18

O regime de Turno Único adotado pela Administraç&atil...

VER NOTÍCIA
14-02-2019

Bom Retiro do Sul participa de reunião que discutiu falhas no fornecimento de energia elétrica no Vale do Taquari

As falhas de atendimento e fornecimento de energia no Vale Taquari ...

VER NOTÍCIA
12-02-2019

Prefeitura lança novo edital para capeamento de ruas

Dando continuidade ao projeto de desenvolvimento e melhoria da mobi...

VER NOTÍCIA