Notícias

Teste rápido de Hepatite
28/07/2018
Saúde

Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais alertar sobre a necessidade de cuidados e prevenção



Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil.

O objetivo deste dia é divulgar a hepatite à comunidade, para informar e alertar a população sobre a necessidade de cuidados e prevenção. A data representa o ‘Julho Amarelo’, que é a cor que representa o combate às hepatites virais no Brasil.

Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências. Os testes rápidos, que diagnostica para as hepatites B e C estão disponíveis nas unidades de saúde do município.

O uso dos testes rápidos de hepatites constitui uma ferramenta importante no cenário epidemiológico brasileiro, pois a maior parte dos indivíduos é diagnosticada na fase crônica da doença. Também estão disponíveis preservativos nos Postos de Saúde de Bom Retiro do Sul, que são os métodos mais eficazes para impedir a transmissão de hepatites virais.

Vacinação

A vacina contra o tipo B está disponível na rede pública, no Posto de Saúde do Centro, e sua imunização ocorre em três doses, no adulto. A segunda dose deve ser tomada um mês após a primeira dose e a última, seis meses depois da primeira. A faixa de imunização atinge homens e mulheres até 49 anos.

O Dia Mundial da Hepatite oferece uma oportunidade para a conscientização do risco da doença, mas, principalmente, da importância da prevenção e da procura pelo diagnóstico precoce e tratamento.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul
OUTRAS NOTÍCIAS
15-11-2018

Prefeito Edmilson autoriza início das obras de pavimentação da RS-129

Na tarde da quarta-feira, 14 de novembro, o prefeito de Bom Retiro ...

VER NOTÍCIA
14-11-2018

Prefeito Edmilson e DAER definem detalhes da obra de pavimentação da RS-129

O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, esteve na manh&a...

VER NOTÍCIA
14-11-2018

Prefeito Edmilson assina contrato de R$ 1,5 milhão para pavimentação de ruas

O prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, esteve nesta qua...

VER NOTÍCIA
13-11-2018

Autoestima e autoconfiança foi tema de palestra na Sociedade União

À tarde da sexta-feira, 09 de novembro, foi marcada por um m...

VER NOTÍCIA
12-11-2018

Administração Municipal decreta ponto facultativo dia 16 de novembro

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul decret...

VER NOTÍCIA
12-11-2018

Palestra com gestantes abordou paternidade e cuidados no desenvolvimento das crianças

A Secretaria Municipal da Saúde de Bom Retiro do Sul, atrav&...

VER NOTÍCIA