Notícias

Edmilson recebeu relatório com situação da estiagem
25/03/2020
Agricultura e Meio Ambiente

Secretaria da Agricultura e Emater monitoram a estiagem no município



A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul, juntamente com a Emater/RS-Ascar, seguem o monitoramento das lavouras e produção primária nas propriedades rurais, avaliando os prejuízos causados pela estiagem, que se estende desde o mês de dezembro de 2019.

Um levantamento preliminar da situação no município feita no inicio de março, foi apresentado ao prefeito Edmilson Busatto pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Pazuch, pelo Engenheiro Agrônomo do município, Marciel Spellmeyer e pelo Engenheiro Agrônomo da Emater, Diego de Oliveira. Conforme relatório, as pastagens nativas cultivadas tiveram seu desenvolvimento reduzido devido às altas temperaturas, agravadas recentemente pela condição do tempo seco e quente.

As lavouras de milho no município compreendem cerca de 1.860 ha, entre milho grão e silagem. Há lavouras ainda não implantadas de milho safrinha, onde a Emater recomenda o plantio após o período de estiagem. Nas lavouras de milho e silagem, as perdas estimadas estão em torno de 40%.

No leite, o levantamento aponta uma redução de cerce de 20% na produção, associada ao reduzido desenvolvimento das pastagens, a água quente e barrenta dos reservatórios. Este percentual varia nas propriedades, onde algumas perdas ficam próximas aos 50%, de acordo com o levantamento.

Na soja, com cerca de 290 ha plantados, a produção estimada varia atualmente entre 15 e 30 sacos por hectare, com uma perda que varia de 45% a 70%, dependendo da localidade, acentuando a redução da produtividade.

Nas comunidades do Faxinal João a Costa, Faxinal silva Jorge e Cruz das Almas, já há racionamento de água durante a noite. Até o momento, os dados colhidos em decorrência dos efeitos da estiagem no município não são suficientes para comprovar a situação de emergência.

Para atenuar os efeitos da estiagem, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, junto com a Emater, trabalham para ampliar a reservação de água nas comunidades do interior, nas propriedades, abastecendo reservatórios de consumo animal, limpando e abrindo açudes e bebedouros, assim como outras ações que contribuam para minimizar a situação.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Fotos: Fernando Dias
OUTRAS NOTÍCIAS
29-03-2020

CRAS e Gabinete da Primeira Dama preparam campanha de doação de alimentos

No momento atual, em que enfrentamos uma pandemia pelo Coronav&iacu...

VER NOTÍCIA
28-03-2020

Decreto Municipal permite retomada de atividades a partir de 1º de abril

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul, por m...

VER NOTÍCIA
28-03-2020

Plano de combate ao COVID-19 entra em ação dia 1° de abril em Bom Retiro do Sul

A Secretaria de Saúde de Bom Reti...

VER NOTÍCIA
27-03-2020

Dança Bom Retiro é transferido para o segundo semestre

A Secretaria de Educação e Cultura de Bom Retiro do S...

VER NOTÍCIA
27-03-2020

52% dos idosos já receberam a vacina contra a influenza

A Secretaria de Saúde de Bom Retiro do Sul fechou a primeira...

VER NOTÍCIA
26-03-2020

Lotéricas e atividades religiosas passam a ser atividades essenciais

O Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26 de m...

VER NOTÍCIA