O Ministério do Turismo divulgou no dia 28 de março, os municípios brasileiros que integram o novo Mapa do Turismo Brasileiro. No Vale do Taquari, o município de Bom Retiro do Sul é um dos que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento.
O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.
Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão à quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.
Neste tema, Bom Retiro do Sul investe e planeja diversas ações voltadas ao turismo, que contemplem sua história, cultura e atrativos naturais.
Nos últimos anos, o município investiu em infraestrutura urbana, potencializando a vocação turística, fomentando a economia com a atração de novos investimentos, com resultados no surgimento de novas oportunidades de empreendedorismo, renda e na melhoria da qualidade de vida da população.
* Principais pontos turísticos do município:
- Barragem Eclusa
- Pórtico
- Casas antigas
- Largo dos Emancipacionistas
- Igreja do Morro
- Igreja Luterana
- Igreja Católica
- Cerro dos Gomes
- Ruínas Casarão Escravos
- Rampa de acesso ao Rio Taquari
- Parque Pôr do Sol
- Espaço Mais Cultura
- Rio Taquari - Pesca Artesanal
- Sítio Belas Aves
- Neco Pesca
- Camping da Barragem
- Feira do Produtor e Artesão
- Salva Craft Beer.