As longas jornadas de trabalho mudaram a vida dos profissionais de saúde desde o início da pandemia de Covid-19. Conciliar a rotina do atendimento básico à população com os atendimentos àquelas pessoas que buscam atendimento com sintomas compatíveis ao Covid-19 requer muita preparação mental e física.
Para tornar a jornada de trabalho mais amena nas unidades básicas de saúde do município, o profissional de educação física e coordenador de esportes da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Samuel Steffens, vem promovendo junto aos profissionais atividades físicas e relaxantes.
É comum nos dias de hoje, com diversas restrições e jornada de trabalho mais extensa, que as pessoas deixem de praticar algum tipo de exercício ou descanso. Para atenuar esta situação, Samuel oferece a ginástica laboral, com exercícios físicos que podem ser feitos tanto no local de trabalho como também em casa.
Conforme Samuel, as atividades com os profissionais evitam o sedentarismo pela não prática de exercícios, e servem também para dar uma pausa para aqueles que ficam muito tempo realizando os atendimentos. Toda esta atenção e visa que no futuro os profissionais possam ter algum problema de saúde ou desenvolver doenças.