Pontos Turísticos

Igreja do Morro



A centenária Igreja do Morro fica localizada no morro da Corsan.

Igreja histórica

Essa antiga edificação datada do final do século 19, foi construída sobre as antigas terras de Jacob Arnt. O templo começou a ser idealizado a partir da formação de uma comissão composta por Carlos Klock, João Steffens, Jacob Klunck e Sulferino Martins Ribeiro.

Em 22 de janeiro de 1929, por decreto, criou-se a paróquia Sagrada Família de Bom Retiro do Sul. O primeiro vigário, nomeado em 31 de dezembro de 1929 foi o Pe. Albino Eugênio Mallmann. Desde a criação da paróquia foram adquiridos muitos terrenos na área do morro, onde foram construídos a escola paroquial, salão, cemitério da comunidade, campanário e casa paroquial, cujo último padre a morar foi o Pe. Leopoldo Marx.

Em 1930 houve um aumento na estrutura da Igreja. Lá celebravam-se primeiras comunhões, casamentos, crismas, missas até o ano de 1997, quando por motivos de precariedade e segurança, encerraram-se nela suas atividades.

Ainda hoje, a Igreja preserva os traços do seu desenho original. Ao longo da história, a urna da Igreja acabou sendo roubada e a moeda da época da construção, além de outros documentos, acabaram sumindo.

Texto: Igreja Católica de Bom Retiro do Sul

Festa de Natal 2017