Notícias

Ação de combate ao mosquito da dengue 1
28/12/2017
Saúde

Secretaria da Saúde intensifica ações para conter foco do mosquito da dengue



A Secretaria da Saúde de Bom Retiro do Sul realizou nesta quinta-feira, 28, uma ação pontual e emergencial de combate ao mosquito Aedes aegypti. Com a identificação de um foco do mosquito no Bairro Getúlio Vargas, as equipes fizeram uma varredura nas ruas próximas ao local da confirmação da larva do mosquito.

Os trabalhos foram coordenados por agentes da 16ª Coordenadoria de Saúde com apoio de agentes de saúde do município, agente de endemias, enfermeiros, secretário e coordenadores da saúde.

O objetivo principal dos trabalhos foi de delimitar o foco do mosquito para que não se alastrasse para outros bairros. De casa em casa, em um trabalho minucioso, os agentes buscaram por locais propícios ao desenvolvimento da larva do mosquito como pneus, caixas d’água, bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas, utensílios e qualquer outro tipo de vasilha que pudesse acumular água.

Durante as visitas, os moradores colaboraram e auxiliaram os agentes na fiscalização. Muitos pontos com acúmulo de água e larvas do mosquito foram encontrados e amostras foram coletadas para análise laboratorial que irá identificar se as larvas são do Aedes.

Para combater a proliferação do mosquito e da larva do Aedes, folhetos informativos foram entregues aos moradores para que possam auxiliar na prevenção. Os agentes salientaram que o apoio da população é fundamental para evitar que o mosquito se crie e prolifere.

Este combate pode ser feito evitando deixar que a água fique acumulada em qualquer tipo de local e ambiente. Os agentes destacaram ainda que é de suma importância fazer a limpeza constante de terrenos baldios. Locais com água parada e clara são os preferidos do mosquito para depósito dos ovos.

Sobre o mosquito da dengue

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Menor do que os mosquitos comuns, ele é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano.

O macho alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas dos objetos, próximos às superfícies de água limpa, locais que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes.

Em média, cada mosquito vive em torno de 30 dias e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos. Se forem postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença.

Os ovos não são postos na água e sim, milímetros acima de sua superfície, principalmente em recipientes artificiais. Quando chove o nível da água sobe, entra em contato com os ovos que eclodem em pouco menos de 30 minutos. Em um período que varia entre sete e nove dias, a larva passa por quatro fases até dar origem a um novo mosquito: ovo, larva, pupa e adubo.

O Aedes aegypti põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais como bromélias, bambus e buracos em árvores.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul - Texto e fotos: Fernando Dias
OUTRAS NOTÍCIAS
21-06-2018

Linha Pedreira recebe Tarde de Campo na sexta-feira

Na tarde da sexta-feira, 22, a comunidade de Linha Pedreira, interi...

VER NOTÍCIA
21-06-2018

Escolas e creches promovem festas e atividades juninas na sexta-feira

Junho é o mês das festas juninas. Em Bom Retiro do Sul...

VER NOTÍCIA
21-06-2018

Construção da nova escola atinge 54% de conclusão

Iniciadas em 2014, as obras para construção de uma no...

VER NOTÍCIA
20-06-2018

Encontro de Motorhomes segue até domingo em Bom Retiro do Sul

O pátio do CTG Querência da Amizade, em Bom Retiro do ...

VER NOTÍCIA
19-06-2018

Servidores municipais de Bom Retiro do Sul recebem a primeira parcela do 13º salário dia 22

A administração municipal de Bom Retiro do Sul efetua...

VER NOTÍCIA
19-06-2018

Agentes de saúde e endemias realizam nova ação de combate ao mosquito da dengue

Mensalmente, agentes da Secretaria da Saúde de Bom Retiro do...

VER NOTÍCIA