Notícias

Prefeito Edmilson recebeu e apontou sugestões para melhorar a segurança pública em Bom Retiro do Sul
03/05/2018
Gabinete do Prefeito

Administração municipal discutiu ações para melhorar a segurança pública em Bom Retiro do Sul



 Preocupada em dar uma resposta efetiva no sentido de combater os crimes que vem ocorrendo com frequência contra os bom-retirenses, a administração municipal realizou na tarde desta quinta-feira, 03, uma reunião para tratar de ações efetivas para melhorar a segurança pública.

A reunião no auditório do Centro Administrativo foi conduzida pelo prefeito Edmilson Busatto e teve a participação do vice prefeito Eder Ciceri, do Delegado da Polícia Civil de Bom Retiro do Sul, Márcio Moreno, do Comandante do 40° Batalhão da Brigada Militar, Major Marcelo de Abreu Fernandes, do Sargento da Brigada Militar do município, Marco Mattes, do Presidente da Câmara de Vereadores Airton Giacomini, dos Vereadores Tiago Delwing Pedroso e Felipe Turatti, do presidente da ACIAB Juliano Beppler, empresários, secretários e coordenadores municipais.

Com os mais recentes casos de assaltos a estabelecimentos comerciais que colocaram a vida de várias pessoas em perigo, medidas emergenciais foram discutidas com a Polícia Civil e Brigada Militar no trabalho de prevenção e de identificação dos criminosos.

O prefeito Edmilson Busatto destacou que medidas como a colocação de câmeras de vídeo monitoramento poderão ser implantadas. “Projeções indicam que seria necessário um investimento de aproximadamente R$ 700 mil para por este sistema em funcionamento. Vamos trabalhar também em ações que visem o aumento dos efetivos policiais, incentivo com o pagamento de aluguel para a vinda de policiais e a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, que tratará exclusivamente da segurança no município”, destacou.

O prefeito apontou como medida importante à participação da população denunciando pessoas suspeitas e situações que possam levar ao cometimento de algum crime. A realização das denúncias anônimas foi reforçada pela Brigada Militar e pela Polícia Civil como fundamentais para uma segurança pública mais efetiva.

“É importante que a população crie o hábito de denunciar. As denúncias são anônimas. Não queremos saber quem faz a denúncia, mas sim o que elas estão nos informando, para que possamos agir e coibir a ação de criminosos” ressaltou o Major Abreu.

Conforme o Major, as pessoas da comunidade sabem quem faz o tráfico de drogas, quem comete uma irregularidade, e isso não chega até a polícia. “Se houverem mais denúncias com veracidade, a polícia vai agir mais e prender mais”, disse Abreu.

Ainda conforme o Major, a Secretaria de Segurança Pública do Estado trabalha para realizar ações pontuais nos municípios do interior para combater os crimes que vem aumentando. Na região, os municípios que mais precisam de efetivo policial são Estrela, Taquari e Bom Retiro do Sul.

“Novos policiais estão em curso de formação para reforçar o efetivo. Cerca de 100 policiais deverão se formar na região em um curso que será realizado em Lajeado. A gestão do Estado será de colocar os novos policiais aonde há mais necessidade. E nesse caso, é importante o apoio de cada cidade para pressionar politicamente para que o efetivo fique na região e no município”, relatou Abreu.

“Há desafios a serem trabalhados em Bom Retiro do Sul. O município, como outros do interior, tem sido o destino de pessoas envolvidas no crime e que estão saindo da região metropolitana. Isto gera um aumento na criminalidade, que busca o lucro fácil e o aumento do seu domínio, sem ser combatida. Somado a isso, o município tem várias rotas de fuga, o que facilita a ação dos criminosos”, destacou o Delegado Moreno.

Moreno elencou que os crimes mais graves que vem acontecendo aqui são os de homicídio, estupro, tráfico de drogas, extorsão e roubo a mão armada. “O trabalho de combate a estes criminosos será com inteligência, investigação e com apoio da comunidade. A segurança publica é um esforço de todos. Por isso ressalto que é fundamental que a população perca o medo de fazer denúncias e contribua com a polícia. Mesmo com todos os desafios, falta de efetivo e equipamentos, a polícia está vencendo a batalha contra o crime”, relatou.

Edmilson encerrou a reunião destacando se será necessário um conjunto de ações que deverão ser tomadas pelo poder público para que a segurança volte a reinar no município e, as famílias voltem a viver em tranquilidade. “Reforçamos que é importante que a população tenha a consciência de denunciar, informar a polícia sobre situações estranhas. Não podemos cobrar só da polícia mais segurança. Nós, como cidadãos, temos que contribuir para que as coisas aconteçam e os criminosos sejam presos”, encerrou.

Do encontro, ficou acordado que um canal de comunicação oficial entre a população e as forças policiais será criado para estimular as denúncias anônimas que levem à prisão de criminosos e, no trabalho de prevenção aos crimes.

Um Conselho Municipal de Segurança Pública e um Fundo Municipal deverão ser criados para auxiliar na aquisição de equipamentos de trabalho para a Brigada Militar e Polícia Civil.

Em casos de atitudes suspeitas, tanto de pessoas como de veículos estranhos, a população pode informar a Polícia Civil pelo telefone 3766-1288 ou a Brigada Militar pelo Fone 190 ou pelo celular 9 9837-0127. As denúncias são anônimas e as pessoas não precisam se identificar.


Fonte: Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Texto e fotos: Fernando Dias
OUTRAS NOTÍCIAS
24-09-2018

Administração firmará convênio para manutenção da Barragem Eclusa

A Administração Municipal de Bom Retiro do Sul est&aa...

VER NOTÍCIA
24-09-2018

Prefeitura entrega mais uma casa do PAC 2 no São Francisco

Na última semana, a administração municipal de...

VER NOTÍCIA
24-09-2018

Excursão para Colinas no Dia do Aposentado Rural

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Bom Retiro do Sul, j...

VER NOTÍCIA
21-09-2018

Primeira edição dos Jogos Rurais de Bom Retiro do Sul acontece no sábado

Durante todo o dia do sábado, 22, a partir das 8h nas depend...

VER NOTÍCIA
21-09-2018

Prêmio “Fala, Professor!” chega em Bom Retiro do Sul

Otelio Drebes, fundador das Lojas Lebes, lança em Bom Retiro...

VER NOTÍCIA
20-09-2018

COMDICA de Bom Retiro do Sul está apto a receber doações do Imposto de Renda

A administração municipal de Bom Retiro do Sul, ap&oa...

VER NOTÍCIA